67 3426-0446 kalbraz@hotmail.com

IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJES COM MANTA ASFÁLTICA

Procedimentos prévios à impermeabilização

Para a impermeabilização de lajes com manta asfáltica, inicialmente é recomendado que a laje ou cobertura a impermeabilizar tenha um caimento de, no mínimo, 2% em relação aos ralos ou coletores.

Nos casos em que a camada de impermeabilização será coberta com argamassa, faz-se necessário que o arquiteto ou construtor deixe o rebaixamento necessário para a aplicação do material impermeabilizante, levando-se em conta sua posterior cobertura com argamassa e piso, conforme projeto.

Primeira etapa – limpeza da superfície

Consiste em realizar a raspagem e limpeza da laje com ar, eliminando partículas ou resíduos que possam prejudicar a aderência da impermeabilização.

Segunda etapa – imprimação

Consiste em imprimar, ou seja, pintar toda a área a ser impermeabilizada com o PRIMER (tinta asfáltica).

Terceira etapa – aplicação da manta asfáltica

Após a secagem do PRIMER, é realizada a aplicação da manta asfáltica obedecendo o enquadramento da área e utilizando um maçarico com gás GLP. Neste processo, o maçarico é utilizado para aquecer a parte inferior da manta e permitir sua total aderência à superfície a ser impermeabilizada.

Na emenda entre os rolos da manta asfáltica é feita uma sobreposição de 10cm como margem de segurança para garantir uma melhor impermeabilização.

Após a aplicação da manta asfáltica, é realizado um processo chamado de biselamento, onde todas as emendas ou bordas são biseladas com uma colher de pedreiro quente, a fim de eliminar arestas da manta e garantir sua total aderência e perfeita vedação.